18 agosto 2011

Entender não basta!

Olá!
O post de hoje é sobre algo que não pensava a muito tempo. A situação de países pobres e a luta dos povos para sobreviver. Eu estava lendo esse texto aqui (em inglês), que fala sobre uma lâmpada que funciona através da energia solar, achei interessante e segui a leitura.
Um ponto que chamou a atenção e minha ignorância não me fez perceber anteriormente é que países ricos doam milhões e milhões para construir engenhocas com a ideia de ajudar as pessoas pobres em países em desenvolvimento. Até aí tudo bem...
Play pump
Veja o exemplo dessa engenhoca chamada "Play Pump" é o que chamou a minha atenção. O governo Americano forneceu um dinheirão para construírem essas estações, a ideia é que as crianças fiquem brincando, girando... enquanto o esquema bombeia a água e do outro lado do esquema tem uma torneira onde as pessoas podem pegar água "fácil assim".
A ideia é interessante, vamos colocar as crianças para trabalhar, digo, para brincar e com o resultado dessa diversão elas terão água. o/
Só que na prática, não funcionou bem assim, as crianças se entediavam rapidamente com a brincadeira, então os adultos eram obrigados a "brincar" para ter água. A questão que o texto também abordou e é o que me fez pensar, é que essas pessoas que vivem na miséria, lidam com a vida e a morte diariamente... Elas SABEM o que funciona para elas, mas você acha que elas foram consultadas sobre essa maravilhosa engenhoca Play Pump? É claro que não...
Então penso, nós entendemos o que é a miséria, que eles vivem em condições terríveis de higiene, etc etc etc... Mas porque elaborar algo que é sensacional mas que na prática, não é funcional. Poderiam ter investido melhor esse dinheiro se fizessem uma reunião com essas pessoas e as escutassem..

Foto por Geoftheref
Sabemos também de quantas pessoas que lutam a favor delas, faz anos que sabemos da situação das pessoas pobres na África, por exemplo, mas quanto será que melhorou até agora?
Quantas pessoas foram "caladas" por tentar ajudar desmascarando os caras maus da história?

Nos calamos, fechamos os olhos e seguimos a nossa vida. Não existe nada que podemos fazer... Será?
Acho que entender o problema não basta, acho que é necessário viver a situação, conversar com eles, pois são pessoas como nós. Chega de desprezo.

E não precisamos ir até a África para vivenciar isso. Basta olhar por cima do nosso muro.

Outro texto sobre Play Pump aqui, também em inglês.
Postado por Duda - @cha_para_dois às 11:52

2 comentários:

Silvana Bueno disse...

Oi Duda, concordo plenamente contigo. Não basta somente olhar, entender. Até porque já sabemos que isso sempre existiu. Não sei porque todo esse alarde agora. Desde que me conheço por gente ouço sobre fome na África, miséria. E não só lá, aqui no Brasil, existe isso também. Lembro do que vi domingo, indo para o almoço num restaurante com minha família. Moro em uma avenida das principais do município. É um lugar super bacaninha, baixa renda, mas tem de tudo. No bairro abaixo de onde moro, nem é tão longe assim, ficamos pasmos ao passar, as ruas nem asfalto e como bem reparou meu esposo, nem saneamento básico tem. Como assim, mesmo município, bairros pertos, e que diferença.Fiquei pensando que como não sabia disso antes. E nós aqui de casa sabemos muito bem o que é isso, rua sem alfalto, barro. Não basta só ficar indignado na frente do pc, ou da tv, tem que levantar e ir a luta. E como você mencionou, também acho sensato, porque não o governo se juntar com o povo e perguntar a ele o que é melhor? Ao invés de enfiar guela a baixo, certas coisas, que vou te contar, são ridículas de tão extruxulas.

Não basta mesmo ver, entender, tem que agir também.

Amei seu post, e quanto se vai vingar ou não, não se preocupe com isso, o importante você fez. Sua parte.

Beijos Sil bueno (clube da carta)

Carol disse...

Oi Duda!
Achei muito interessante a chamada para a reflexão. Na verdade é como se os projetos de incentivo ao desenvolvimento brincassem com as pessoas que necessitam do básico como se fossem ratos de laboratório. Ai subsidiam essas "engenhocas" toscas para 1) dizerem que estão fazendo algo pelo mundo e contribuindo na erradicação da pobreza 2) engordarem suas contas bancárias. Sim, porque a corrupção e a falta de ética politica não é exclusividade do Brasil.
Claro que as pessoas sabem o que é necessario a elas, mas os poderosos subestimam os necessitados como se fossem bichos, como se qualquer coisa já fosse de grande valia. Não consultam pra nada...E, para pra pensar, nós mesmos passamos por isso. Quanta coisa acontece na nossa cidade, no nosso bairro que é feito para "melhorar" nossa condição de vida, mas mais atrapalha do que ajuda?!
É preciso uma mobilização da sociedade, uma atuação nossa...É preciso fazer barulho, escrever para jornais e outros meios de comunicação,espalhar a noticia. Não podemos nos calar.
Adorei o post e acho que temos mesmo que nos manifestar, pensar, não nos calar.

PS: adorei a nova "roupinha" do Tea! Ta lindaaaa!! nhoim! *Ü*
PS2: onde vc arrumou esse lacrador de cartaaaaa?? Eu queroooo!! Ai que fofo!
PS3: o carteiro já chegou ai? o.O

beijossss

Postar um comentário