06 janeiro 2012

Lasanha de tomate assado, ricota e parmesão

Nunca pensei que um dia iria dizer isso, mas confesso que estou gostando de cozinhar. :) Não sei dizer o motivo exato e não, nada disso tem alguma coisa com assuntos matrimoniais, risos.

Fiz algumas receitas (doces e salgados) que não sei por qual motivo não postei aqui no Chá para Dois... Mas hoje postarei essa receita, que selecionei no começo da semana e adianto: Foi muito bem recebida pelos enjoados da casa. *comemora* Então prepare papel e caneta, abra o Word ou apenas ligue a impressora. :D


Ingredientes
4 kg de tomates maduros, cortados ao meio e sem sementes. Achei essa quantidade um absurdo e só usei um pouco mais de 2 kg.
4 dentes de alho picados. Use o espremedor de alho.
4 colheres de sopa de azeite de oliva.
2 colheres de sopa de açúcar.
1 colher de café de orégano.
1 colher de café de tomilho. Eu não usei.
1 colher de sopa de sal.
3 xícaras de chá de ricota amassada. Aqui usei um pacotinho de ricota, cortei em cubos para facilitar e amassei, depois misturei com ricota em creme. Mas pode ser só ricota amassada, fica mais fácil de espalhar.
1 xícara de chá de parmesão ralado.
½ da embalagem de massa para lasanha.

Tempo de preparo: 1 hora e 20 minutos
Rendimento 8 porções generosas.

Modo de preparo
Tempere o tomate com alho, azeite, açúcar, orégano, tomilho e sal (eu coloquei os temperos dentro de um potinho e mexi e depois eu passei um pouquinho em cada tomate). Distribua em 2 assadeiras grandes e asse em forno médio, pré aquecido, por 45 minutos ou até que os tomates murchem bastante.
Quando faltar uns 10 minutos para os tomates ficarem prontos, coloque a massa de lasanha para cozinhar, conforme instruções da embalagem :D
Retire os tomates do forno, espere amornar (coloquei as assadeiras em frente do ventilador para acelerar o processo) e pique. Corrija o tempero, se necessário, e reserve. (Eu adicionei mais sal na montagem)

Montagem
Em um refratário médio espalhe uma camada de pasta de tomate, uma de massa, espalhe a ricota e salpique um pouco do parmesão ralado (eu coloquei por cima de duas camadas de tomate um pouco de sal, esparramando suavemente). Repita o procedimento até acabarem os ingredientes os ingredientes, finalizando com a pasta de tomates e o parmesão.
Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por cerca de 30 minutos.
E fim! 



Ficou muito mais gostoso do que bonito. ^^

Aqui foi acompanhado com arroz, salada de vagem com cebola, alface americano e feijão. Ficou diferente de tudo que já comi, o gosto ficou suave, na medida... Mesmo repetindo não ficou enjoativo e apesar de parecer trabalhoso, não foi um bicho de 7 cabeças fazer, achei bem fácil para falar a verdade. ^^
E aí aprovado? Gostaria de saber se você gostaria de ver mais receitas desse tipo aqui no Chá para Dois.
Postado por Duda - @cha_para_dois às 18:57

9 comentários:

Ana Elisa disse...

Achei a receita tão diferente... eu adoro a combinação tomate + queijo. Fiquei com muita vontade de fazer!
Receitas fáceis são sempre bem vindas :)

Izabelle Costa disse...

É quase uma receita de tomate seco. Deve ser delicioso. E, claro, já coloquei no meu caderninho!
Se quero ver mais receitas aqui?
Quero SIM
Bjs

Nataly Munhoz Maximiano disse...

Nossa, adorei a receita! Verei se me animo aqui! :D
Deve ser uma delííícia!!! :9
Adorara ver mais receitas por aqui sim!!

Beijo!

dri disse...

Hummm ela ficou com uma cara ótima !!!
:)
Coloca outras receitas sim ...
Principalmente as de fácil preparo !!!
bjs ....

Menina Rosa Store disse...

Huuuum...deve ter ficado muito bom!
Pena q estou de regime...rs
Mas, vou fazer qualquer dia...
Bjinhu!!!
:D

Si disse...

Você está gostando de cozinhar e pelo jeito cozinhando cada vez melhor. Minha irmã comprou um livro de receitas, acho que é Cozinha Popular da D. Benta, acho que vc tb iria curtir, pois como minha irmã vc gosta de testar pratos diferentes.
Me deu até fome ^^
Beijos e carinhos, fica com Deus!

Rafaella Atanazio disse...

Ainnn judiou de mim agora! To com fome e vejo essa delicia! Hummmmmmmmmmmmm

Naty Young disse...

Oi, Dudinha.
Tudo bem?

Ainnn, que linda a lasanha. Hummmm, faz tempos que não como. Quem sabe um dia vou fazê-la.

Então, vamos ver como me saio nas aulas praticas. Estou com um pouco de medo e tals. Deixei pra fazer muito tarde, né?

Tu saiu temporariamente do clube?

Beijinhosss

Giuliana disse...

Fui feliz mostrar a receita pro namorado, dizendo que ia fazer pra nós dois... e ele me desanimou. Disse que não gosta de tomate quente! Vê se eu posso com essa frescura?
Farei e comerei sozinha, afinal, ver uma delícia dessa e não experimentar é pecado dos grandes! :(

Postar um comentário