23 setembro 2011

Fotografia, O Começo

Olá!
Entrei na faculdade em 2006 e em 2007 comecei a ter aulas de fotografia com câmera analógica, ou seja, aquelas câmeras que usam o rolo fotográfico. Na época aprendi todo o procedimento para revelar o filme e era muito difícil porque a sala era muito pequena para 40 alunos, então era complicado prestar atenção. E acho que hoje nem sei mexer mais em uma analógica profissional. :(

Depois de seis meses estudando essa câmera e entendendo que tirar foto não é apenas pegar uma câmera e dar um clique, iniciamos aula com câmera profissional digital. Era muito mais fácil, claro! Mas era apenas uma máquina para 5 pessoas, no meu grupo eramos em 6 e mais uma intérprete! Então tinha pouca oportunidade para bater fotos e colocar em prática tudo o que estávamos aprendendo. :(

Abaixo tem duas fotos que eu tirei em uma das aulas com uma nikon D50, e lente 50mm. Sempre precisávamos tirar uma foto CERTA e uma foto ERRADA.


Como você pode reparar a foto certa é a água congelada, isso significa um calculo rápido de abertura (para a foto não ficar escura e nem clara demais) e velocidade (para conseguir capturar as gotinhas). É tem que pensar! :p - ferrou! -


A foto errada é comum sair em câmeras compactas, ou seja, dessas que a maioria das pessoas tem em casa. Mas veja, não é que a foto está errada, mas sim a maneira que foi tirada não seria o ideal, então não adianta nada ter uma câmera muito boa se você não sabe configurar ela. :)

Na época eu não tinha grana para investir em um equipamento como esse, então só foi em março de 2010 que adquiri minha tão desejada Nikon D5000 e não, não é uma câmera "semi-profissional" (longa história). Tenho até o momento duas lentes a 18-55mm e a 50mm, mas falarei delas em breve. ^^

Valeu cada centavo! No começo tive um pouco de dificuldade para lidar com ela, mas é apenas uma questão de tempo. Na verdade a cada dia aprendo algo novo, é estudando bastante, recebendo dicas de amigos e assim por diante. Minhas fotos precisam melhorar muito, mas com o que aprendi de 2007 até o momento é que não adianta ter uma câmera maravilhosa se você cortar topo da cabeça ou os pés de uma pessoa, não adianta ter uma câmera boa e a foto sair focado no lugar que era pra desfocar, ou seja, tem muitas pessoas que se dizem profissionais e não são.
Eu já fiz alguns trabalhos e conforme vou fotografando vou percebendo o meu crescimento, não sou profissional, faço porque gosto e assim farei. ^^

Você pode ver a "evolução" das minhas fotos aqui no meu flickr: http://www.flickr.com/photos/tea-4two/ beijos e bom final de semana!
Postado por Duda - @cha_para_dois às 10:55

5 comentários:

Mayara disse...

Oi Duda, gostei de ver a diferença das fotos. Pra ser profissional deve ter mta pratica pra aprender mta coisa. Bjo

Anônimo disse...

só tenho vontade de dizer:

PARABÉNS!!! :D :D :D

Bjs @BeingRaquel

Jaque Gonchoroski disse...

Ah como eu lembro desse dia! Saíram fotos muito bonitas, inclusive nossas hehe

Lembro que nos ferramos com a máquina analógica =/
Mas com a profissional foi bem melhor, sem dúvida.

E você evolui muito sim. E me ajudou muito quando foi tirar as fotos da Daya. Ficaram ótimas!

Beijo amiga ^^

Nathalia disse...

Tenho uma vontade enorme de fazer um curso de fotografia, mas não tenho tido tempo e ano que vem vou ter menos ainda... mas ano que vem minha reflex vem pra casa! Se Deus quiser! rsrs
Olha Duda, sinceramente mesmo sendo leiga no assunto, acho suas fotos sensacionais, juro.
Já pensou em levar o hobby a sério?

mychelle disse...

Nossa, eu acho lindo quando a água fica parecendo "véu". Não acho nada errado. hehehe...

Olhei seu Flickr e achei lindas as fotos que você faz das suas Blytes. Não sabia que você colecionava. Achei chique!

Postar um comentário